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Cálculo do Score e MVP

Cálculo do Score e MVP

Manual de Cálculo do Score e Definição de MVP

1. Visão Geral do Sistema de Score

O Score representa a contribuição total de um jogador em uma partida, levando em consideração três pilares principais:

  • Eficiência em Combate
  • Contribuição Tática
  • Consistência

O objetivo é garantir que o jogador que mais impactou a partida seja reconhecido, não apenas pelo número de abates, mas também pela sua atuação tática, participação em objetivos e desempenho consistente.

O jogador com o maior Score na partida recebe automaticamente o título de MVP (Most Valuable Player) e um bônus de +10 MMR, acumulativo com outros bônus como vitória, underdog, etc.


2. Fórmula de Cálculo do Score

O Score final é composto por três pilares, com pesos específicos que refletem sua importância no contexto competitivo do servidor:

Pilar Peso no Score
  Eficiência em Combate 20%
  Contribuição Tática 70%
  Consistência (Streaks) 10%

2.1. Eficiência em Combate (20%)

Mede o desempenho do jogador nos duelos, baseado no K/D Ratio (Kills / Deaths).

$kdRatio = $player['kills'] / max(1, $player['deaths']);
$combatScore = $kdRatio * 20;

  • Quanto maior o K/D, maior a pontuação neste pilar.

2.2. Contribuição Tática (70%)

Este é o pilar mais importante e representa sua participação ativa nos objetivos do jogo, como captura de bandeiras e bloqueios.

$tacticalRaw = ($player['flags'] * 2) + ($player['blocks'] * 1) + ($player['score'] * 5);
$tacticalScore = min($tacticalRaw / 1000, 1) * 70;

Detalhes dos Pesos:

  • Flags (bandeiras): 2 pontos cada
  • Blocks (bloqueios): 1 ponto cada
  • Score (fechadas): 5 pontos cada

⚠️ Nota: A variável ['score'] representa fechadas, ou seja, capturas completas de bandeiras, e não o score geral do jogador.

Definição do teto:

  • Foi definido como 1000 pontos brutos, refletindo o somatório médio de jogadores de alto desempenho durante o mês, baseado no número de partidas e na média de bandeiras e fechadas observadas.

2.3. Consistência (10%)

Premia jogadores que realizam streaks ou multi-kills, ou seja, matam vários jogadores sem morrer.

$multiKills = isset($player['streaks']) ? calcularStreakValue($player['streaks']) : 0;
$consistencyScore = ($multiKills / 10) * 10;

  • Recompensa quem faz várias eliminações sem morrer.


3. MVP da Partida

Após o cálculo do Score de todos os jogadores:

  • O jogador com maior Score final é eleito o MVP da partida

  • O MVP recebe um bônus de +10 MMR (acumulativo com vitória, underdog, novo jogador, etc.)


4. Exemplo Prático

Dados do Jogador:

  • Kills: 60
  • Deaths: 20
  • Flags: 15
  • Blocks: 5
  • Fechadas: 3
  • Streaks: 7

Cálculo:

Combate: (60/20) * 20 = 3 * 20 = 60
Tático: ((15*2 + 5 + 3*5) / 1000) * 70 = (30 + 5 + 15) = 50 → (50 / 1000) * 70 = 3.5
Consistência: (7 / 10) * 10 = 7
Total Score: 60 + 3.5 + 7 = 70.5

Se for o maior score da partida, o jogador será MVP e ganhará +10 MMR.


5. Considerações Finais

  • O sistema foi projetado com base em dados reais do servidor, buscando representar a realidade competitiva atual.

  • A fórmula valoriza tanto quem joga para o objetivo (bandeiras, fechadas) quanto quem tem boa performance em combate e consistência.

  • Este manual garante total transparência e justiça, permitindo que qualquer jogador compreenda exatamente como é calculado seu Score e sua chance de ser MVP.

Última atualização: 28/05/2025 21:02